MENU











Diferenças entre tristeza e depressão

Foto Blog

03/FEV | 324 |



Todos estamos sujeitos a ficar tristes, faz parte da vida ter bons e maus momentos, mas como saber se essa tristeza pode ser depressão? Conhecer as diferenças ajuda a entender o que você está sentindo e saber quando procurar a ajuda de um especialista.

Duração - enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos.

Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, você consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Já no caso da depressão, o sentimento ruim não passa e afeta vários aspectos da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, etc. Em casos mais sérios, pessoas com depressão podem até pensar em suicídio.

Causas - a causa da tristeza geralmente é algum acontecimento específico. Já no caso da depressão, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de ela se desenvolver, por exemplo: a deficiência na produção de algumas substâncias pelo cérebro, herança genética, aspectos da personalidade (baixa autoestima ou pessimismo) e fatores ambientais.

SINAIS E SINTOMAS SÃO A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE DEPRESSÃO E TRISTEZA

Conheça os principais:

- Não ter interesse ou o prazer em atividades que antes eram divertidas;
- Perder ou ganhar peso sem ter feito alterações na dieta;
- Ter problemas com sono (dormir pouco ou dormir demais);
- Ter explosões de raiva, mesmo por motivos bobos;
- Estar sempre cansado, com pouca energia ou lento;
- Sentir dificuldade para se concentrar ou para tomar decisões;
- Ter sentimento de culpa ou de inutilidade.

COMO É O TRATAMENTO PARA A DEPRESSÃO?

É importante você saber que a depressão tem tratamento, então, se acha que pode estar com o problema, o melhor é procurar um profissional de saúde mental. Ele fará uma avaliação e talvez peça alguns exames, até para descartar outras possibilidades. Depois do diagnóstico, você será encaminhado para o tratamento – geralmente, uma combinação de medicamento com terapia.

fonte: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/diferencas-entre-depressao-e-tristeza#:~:text=Intensidade%20%2D%20a%20tristeza%20%C3%A9%20um,relacionamentos%2C%20fam%C3%ADlia%20e%20vida%20social.